Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi actualizada em

09-Set-2004

            Os Nossos Passeios ...

Por Terras do Marão e do Alvão ...

 

 

 1º Audio TT por Terras do Marão e do Alvão

 

 3º Passeio do Clube Audio TT de 2003

 

No passado Sábado, 12 de Abril de 2003, o Clube Audio TT levou mais uma vez os seus membros a passear.  Desta vez a zona visitada estendeu-se entre a Serra do Marão e o Parque Natural do Alvão.

A preparação deste Passeio começou com algumas dificuldades uma vez que inicialmente estava previsto ser realizado na zona de Montalegre e teve de ser "deslocado" para outra zona, uma vez que no mesmo dia e na mesma zona estava planeado um outro Passeio TT e consideramos que não seria a melhor opção haver 2 Passeios TT a percorrer (eventualmente) trilhos iguais no mesmo dia.

Foi então que surgiu a ideia de ir até ao Marão...  Contudo, isso só foi possível através da cedência, por parte dos seus promotores, de um Road-Book utilizado o ano passado num Passeio de UMM's, que se prontificaram a dar toda a ajuda possível (obrigado Carlos Taveira), e pela simpatia e eficiência dos responsáveis pelo Parque Natural do Alvão e do Instituto de Conservação da Natureza, que em tempo recorde fizeram a aprovação do traçado e a emissão da respectiva autorização. Também para eles, o nosso agradecimento !

O percurso traçado "apostava" principalmente na vertente turística, pretendendo dar a conhecer uma parte da Serra do Marão, com as suas magníficas paisagens, e o Parque Natural do Alvão, com as suas características próprias, a merecer bem uma visita.

A componente TT era pois de dificuldade baixa, embora ainda houvesse uns 3 ou 4 pontos a exigir um bocadinho mais das máquinas e dos seus condutores.

Infelizmente o tempo pregou-nos uma pequena partida e se a parte da manhã ainda esteve razoável, de modo a permitir fazer umas paragens e a melhor admirar as magníficas paisagens, já a tarde esteve significativamente pior, com bastante chuva e nevoeiro, o que impediu uma contemplação mais adequada das zonas visitadas.

O encontro estava marcado para as 9 horas da manhã, em Amarante, e lá compareceram as 18 viaturas previstas, transportando as cerca de 45 pessoas. 

Fez-se o habitual "briefing", explicando um pouco o que iria seguir-se e chamando à atenção para o facto de que, fruto de se ir passear por zonas protegidas, o cuidado que é necessário ter-se sempre para evitar ao máximo danos ambientais, seria desta vez ainda mais necessário e importante !

Eram cerca de 9h 30m quando a caravana se pôs em marcha...   Os primeiros Km´s foram percorridos pelo IP 4, em direcção a Aboadela, onde se iria começar a percorrer as estradinhas e os trilhos que nos permitiriam ficar a conhecer um pouco da Serra do Marão.

Depois de passar por Várzea e por Outeiro, eis-nos chegados à Capela de S. Bento, onde foi feita a primeira paragem para admirar a paisagem.

Seguiram-se mais uns Km's, onde apareceu a primeira zona em que o piso exigiu um bocadinho mais de cuidado, e nova paragem, desta vez para o habitual "reforço da manhã", mesmo no início da subida de um "corta-fogo" razoavelmente inclinado e longo.

Um pouco mais à frente, após passar por umas velhas minas abandonadas, e porque após subir é habitual ter de descer, lá fomos por outro "corta-fogo" abaixo, que aliás era ainda mais inclinado e com o piso um pouco em pior estado.

Seguindo o percurso indicado no Road-Book, lá seguimos até ao Viveiro de Trutas do Marão e até à Nacional 15, onde entramos, para seguir em direcção a Candemil.

Evidentemente que, se as dificuldades de progressão não eram muitas, as vistas compensavam em excesso esse pequeno inconveniente !

O Passeio seguiria novamente Serra acima, por trilhos interessantes e atravessando algumas aldeias, até à Pousada do Marão, mas não sem antes se fazer mais uma paragem junto a uma pequena represa de águas cristalinas e se ter atravessado a aldeia de Póvoa e admirado um conjunto bastante interessante de espigueiros.

A manhã estava no fim e havia que fazer a ligação, pelo IP 4, até Campeã onde iria ser servido o almoço no Hotel Quality INN.  Quando lá chegamos, tínhamos à nossa espera um "cocktail de boas-vindas", que agradou a toda a gente.

O almoço, em regime de "Buffet", agradou também, havendo a possibilidade de uma escolha variada, mas sempre de boa qualidade.

Foi exactamente no fim do almoço que o tempo piorou, começando a chover de uma modo mais continuado e mais intenso, e o nevoeiro fez a sua aparição.

Não seria, contudo, isso que nos iria fazer abdicar de continuar o nosso Passeio !

A tarde levar-nos-ia, primeiro até à Pousada do Marão onde se começaria a parte TT, subindo até umas antenas e de seguida até ao Parque Eólico de Pena Suar.  Já após a subida de mais um "corta-fogo", foi exactamente a subida que nos levou até esse Parque Eólico que acabou por criar as maiores dificuldades, tendo algumas viaturas tido que fazer um esforço especial para a ultrapassar.

O caminho traçado seguiria agora em direcção ao Parque Natural do Alvão, mas ainda antes de lá chegar, havia uma pequena zona de "recreio"...   Tratava-se de uma espécie de "degrau", de tão inclinado que era, com cerca de 4 a 5 metros de extensão ...  Evidentemente que esta subida era facultativa, havendo uma alternativa fácil !

Estando a chover como estava, o "espectáculo" veio um bocado prejudicado, mas mesmo assim uma parte significativa dos participantes não resistiram a sair das suas viaturas e vir ver as "habilidades" dos que tentaram subir o tal "degrau".   Manda a verdade dizer que tentar ainda houve várias viaturas a fazê-lo, desde UMM's, Toyotas, Defender, Nissan Patrol, Grande Cherokee e até uma Ford Ranger... agora conseguir ultrapassa-lo, isso já foi diferente, e julgo que só 2 viaturas o conseguiram: um UMM e um Toyota ...

Já na zona do Parque Natural do Alvão, tivemos a oportunidade de assistir a "mudanças rápidas da paisagem", motivadas pelo nevoeiro que, fruto de algum vento, tanto cobria completamente tudo, como começava a deixar ver bocados magníficos da paisagem.

Já próximo do fim da 2º Etapa, surgiu a oportunidade para mais uma "brincadeira"... Tratava-se de uma zona alagada e de piso muito mole onde os jipes se "afundavam".  O primeiro a experimentar a sensação de estar a ser "engolido" pela lama foi um Defender, mas os que experimentaram a seguir, um UMM e um Toyota, acabaram por ter a possibilidade de sentir o mesmo ...

O dia já estava a chegar ao fim e, por isso, resolveu-se abdicar de fazer a 3ª Etapa, terminando o Passeio junto à Barragem Cimeira, com um lanche de encerramento.

O balanço final foi mais uma vez muito positivo e a única coisa que ficou menos conseguida foi o conhecimento do Parque Natural do Alvão, que o nevoeiro impediu, havendo da parte dos participantes o desejo expresso de repetir um Passeio nesta zona, de modo a ver o que não foi possível desta vez.

Como vai também sendo habitual, já toda a gente manifestava a sua vontade de participar no nosso próximo Passeio que se irá realizar, possivelmente, em meados do próximo mês de Maio.

 

Clube Audio TT

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos