Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

28-Out-2006

            Os Nossos Passeios ...

5º Passeio de 2006...

 

6º Passeio Audio TT por "Terras do Alvarinho"

5º Passeio do Clube Audio TT de 2006

 

      Após um longo interregno nas actividades do Clube Audio TT, motivado pelas férias de Verão ( e também pelo período de incêndios que lamentavelmente mais uma vez se viveu... ), era mais do que chegada a hora de se retomarem os nossos habituais Passeios.

      O passado Sábado, dia 21 de Outubro, foi o dia escolhido para mais um Passeio, o 5º de 2006.   A região escolhida foi novamente a zona de Monção, Melgaço e Castro Laboreiro, onde fizemos o nosso 6º Passeio Audio TT por "Terras do Alvarinho", num percurso que contou com o conhecimento da zona por parte do Esteves que vem sendo o nosso guia para este Passeios que temos vindo a fazer desde há vários anos.

 

 

      Para este reinício após férias juntaram-se cerca de 30 dos participantes habituais, distribuídos por 13 jipes, que se concentraram pontualmente no ponto indicado para o início do Passeio, situado nas proximidades de Monção.    Infelizmente o tempo estava bastante mau, como aliás tinha estado também nos dias anteriores, o que deixava no ar a perspectiva de criar algumas dificuldades acrescidas ao decurso do Passeio.

      Uma vez que já tínhamos todos percorrido um bom número de km's para chegar ao local marcado, começamos logo pelo "Reforço da Manhã", com os ingredientes habituais:  sumos, água, café, pão fresquinho com queijo e fiambre.  Foi também feita a apresentação do Passeio, alertando para as zonas mais complicadas e dando as recomendações adequadas.

 

 

      A manhã estava dividida em 2 partes:  

      Um percurso inícial com cerca de 10 km's, percorrendo diversos trilhos nos arredores de Monção, que permitiu também apreciar as muitas vinhas existentes ( e que têm vindo a ser criadas !... ) dedicadas à produção das uvas que irão dar origem ao famoso néctar que dá nome ao Passeio, o Vinho Alvarinho .

      O percurso em si não era particularmente exigente em termos de Todo-Terreno, sendo contudo de registar que contava com 4 zonas particularmente estreitas ( uma das quais com 1,97 metros, exactamente !... ) e entre vedações em pedra, exigindo um cuidado e uma perícia adequada por parte dos condutores.

      Gostaria de deixar aqui uma nota e um protesto pelo facto de um número significativo de caminhos ( devidamente assinalados nas Cartas Militares da região ) estarem vedados, impossibilitando o seu uso e indicando uma apropriação que será com toda a certeza claramente indevida  ( pelo menos na maioria dos casos ! ) por parte de alguns dos proprietários dos terrenos da região.

 

 

      A 2ª parte, que se iniciava após uma ligação por estrada até Melgaço, era uma visita guiada a esta agradável Vila.   O nosso "cicerone" foi, como não podia deixar de ser, o Esteves que nos contou os aspectos mais salientes da história de Melgaço, ao mesmo tempo que nos ia mostrando os edifícios mais interessantes.   Foi também aproveitada a oportunidade para fazer uma visita, ainda que muito rápida, ao "Solar do Alvarinho".

      Esta visita, efectuada em "TT pedestre", contou com a colaboração total do "S. Pedro" que nos permitiu andar a passear com bom tempo e sem chover, num dia em que o normal foi exactamente o contrário...   

 

 

      Estava na hora do almoço e foi exactamente após termos iniciado a deslocação de jipe a caminho do restaurante que a chuva regressou...    O almoço, servido no restaurante "Adérito", tinha como prato principal um "Cozido" ou uma "Vitela Assada", à escolha, devidamente acompanhado das "entradas", sopa, sobremesa, bebidas e café, estava bastante bom.

 

 

      Esperavam-nos mais cerca de 35 km's de trilhos variados, uns mais duros do que outros, que nos iriam levar até Castro Laboreiro, onde terminaria o Passeio.

      Andando sempre próximo da fronteira com a Galiza ( algumas vezes mesmo quase em cima dela... ) lá fomos aproveitando para ir conhecendo e apreciando algumas zonas que ainda não tínhamos tido a oportunidade de percorrer, ao mesmo tempo que se ia também continuando a praticar o TT do modo que gostamos.

 

 

      Apesar das dificuldades naturais ( subidas, descidas, lama, pedra, valas e regueiras, etc. ) não há muito a salientar, uma vez que toda a gente se portou à altura das necessidades.   O único momento um pouco mais complicado foi vivido numa vala de grandes dimensões ( integrada numa pista mais ou menos improvisada de motocross ), onde, contrariando o bom senso, entrou mais do que um jipe ao mesmo tempo...   Conclusão:  o 1º não conseguiu subir e sair à primeira tentativa e, depois, não tinha espaço suficiente para "ganhar lanço" adequado à situação.   De qualquer modo, após várias tentativas, lá conseguiu sair sem recurso a meios externos.

      Durante a tarde, a chuva foi mais intensa e permanente do que tinha acontecido de manhã, acabando por fazer com que a vontade de sair das viaturas fosse menor, prejudicando um pouco o habitual convívio, que acabou por ser feito fundamentalmente via rádio CB.

 

 

      O Passeio estava no fim mas, ainda antes de cada um rumar a sua casa, achamos por bem fazer um lanche em Castro Laboreiro aproveitando o que tinha acabado por sobrar do "Reforço da Manhã", de modo a aconchegar os estômagos para resistirem à viagem de regresso.

      Em jeito de balanço final, diria que o Passeio correu bastante bem e mais uma vez ficou demonstrada a amizade que nos vai unindo de uma forma cada vez mais forte.  Resta esperar pelo próximo Passeio, que será provavelmente o último de 2006.

 

 

Rui Martins

Clube Audio TT

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos