Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

24-Jul-2007

            Os Nossos Passeios ...

5º Passeio de 2007...

 

11º Passeio Audio TT pela “Serra da Cabreira”

5º Passeio do Clube Audio TT de 2007

 

     As férias aproximam-se a passos largos e isso é sinónimo de que está na altura de realizar o nosso Passeio com maior tradição, uma vez que se tem realizado todos os anos desde o início da actividade do Clube Audio TT.  Estamos obviamente a falar do Passeio pela Serra da Cabreira, que já vai na sua 11ª edição.

      O dia escolhido desta vez foi o Sábado, 14 de Julho e o início foi marcado para Vieira do Minho, onde se reuniram a maioria dos 16 jipes que participaram neste evento, que envolveu cerca de 30 pessoas. Disse a maioria do jipes e disse bem, uma vez que houve um pequeno grupo que só se juntou aos restantes mais tarde.

      O tempo apresentava-se agradável, nem demasiadamente quente nem frio ou chuvoso, convidando realmente a que se andasse a passear.  

  

  

      O percurso, dividido em 2 partes, uma de manhã e outra de tarde.  A etapa da manhã iniciava-se em Vieira do Minho e iria levar-nos até ao Parque de Merendas da Veiga após quase 50 Km's, maioritariamente percorridos em trilhos de terra e pedra.  A etapa da tarde era mais curta, tendo cerca de 30 km's, e começava e terminava no mesmo sítio ( o Parque de Merendas ) levando-nos a percorrer um conjunto de trilhos bastante interessantes, alguns dos quais já utilizados noutros Passeios, aproveitando nomeadamente a zona da Serra de Maçã e um pouco mais a Norte para “apimentar” o percurso com algumas passagens um pouco mais delicadas.   Apesar da época do ano, ainda foi possível encontrar zonas de lama daquelas onde é realmente difícil conseguir passar.

  

  

      Mas vamos então à parte da manhã...   Como já foi dito, ela começou em Vieira do Minho e seguiu para Berredo, Parada Velha, Alto das Pedras Brancas e Encosta da Queimada.   O “Reforço da Manhã” foi feito num Parque de Merendas próximo da estrada que liga a Serradela.

      Após o “Reforço da Manhã”, seguiu-se por trilhos a Norte da estrada para Serradela e daí em direcção a Pontilhão, Alto da Sentinela, Zebral, Trovão, Cabeço do Escápio, Alto da Peladorca até ao Parque de Merendas da Veiga.

      O percurso adivinhava-se bastante interessante sobre vários pontos de vista, nomeadamente porque incluía muitos trilhos que eram completamente desconhecidos para a maioria, quer ainda porque a Cabreira nos reserva sempre boas imagens em termos de paisagem.

  

  

      Esta parte da manhã aliava zonas muito “fechadas” pela vegetação que vai tomando conta dos caminhos por falta de uso dos mesmos, com troços bastante duros em termos de piso, constituído por muita pedra e com uma superfície bastante irregular.

      As zonas mais “fechadas” foram permitindo uma “lavagem a seco” e até uma certa dose de “polimento” às viaturas, retirando a maior parte do pó que entretanto tinham acumulado...  ;-)

      Com trilhos deste tipo, foi necessário ter alguns cuidados redobrados e houve mesmo muitas viaturas a deixar algumas das pedras dos trilhos um bocado mais “arredondadas” fruto do seu contacto directo com as partes inferiores das viaturas.   De qualquer modo, não houve danos significativos ou problemas mecânicos a assinalar.

  

  

      O almoço, preparado no local como tem acontecido desde há vários anos, incluía as “sardinhas assadas”  ( que mais uma vez foram muito elogiadas ! ), bem assim como vários outros grelhados ( salsichas frescas de diversos tipos, fêveras e entrecosto ).

      Para acompanhar, as saladas, os pimentos assados, as batatas fritas, a boroa e o pão, juntamente com as azeitonas marcaram presença.    E, como a comida deve ser sempre “regada”, o vinho ( Verde Tinto, Maduro Branco e Maduro Tinto ), a cerveja, a água e vários refrigerantes encarregaram-se de assegurar a componente líquida do repasto.

      Para finalizar, as tartes ( de amêndoa e de maçã ), o melão e as uvas apresentaram-se como sobremesa e o café, juntamente com uma aguardente velha encerraram o almoço.

  

  

      Com os estômagos bem “aconchegados” e com muita “conversa interessante” para pôr em dia, a vontade para arrancar para a etapa da tarde não era muita...    De qualquer modo, sempre houve um grupo de cerca de 8 ou 9 jipes e respectivos tripulantes que se decidiu a não perder a oportunidade de passear mais um pouco pelos muitos trilhos da Serra da Cabreira.

      Na verdade, quem foi fazer o percurso da tarde acabou por não se arrepender, uma vez que ele permitiu bons momentos de diversão a todos.  A principal responsável por esses momentos foi, como já tinha sido mencionado acima, a lama que marcou presença em vários pontos dos trilhos utilizados.

      O percurso levou-nos pelo Alto da Peladorca ( novamente ), Chã do Sapateiro, Lamas do Curral, Alto do Ovim, Portela de S. Bento, Lamas de Miro, Campos de Maçãs, Alto das Fontelinhas e Busteliberne.

  

  

      Com uma Primavera e início de Verão razoavelmente chuvosa, os trilhos apresentam-se ainda muito “lavados”, com muitas valas e regueiras, muita pedra à vista e até lama.  Estas características, que não são do agrado da maioria das pessoas, acabam por fazer um pouco as “delícias” de um conjunto alargados de amantes da prática do Todo-Terreno.  Estavam, portanto, reunidas condições bastante interessantes para um resto de tarde bem passado e foi isso mesmo que aconteceu !

      Toda a gente tirou partido das condições para se divertir e para proporcionar igualmente bons momentos de diversão para os restantes membros do grupo, com as suas diversas tentativas ( nem sempre conseguidas !!!... ) de ultrapassar os diferentes obstáculos.

  

  

      A acrescentar ao que acabou de ser escrito, convém ainda realçar mais uma vez que esta zona da Serra da Cabreira é, muito provavelmente, uma das mais bonitas que se podem encontrar.    São poucas as pessoas que a visitam e que não ficam agradados com o que têm a possibilidade de ver.

      O tempo passa muito depressa e quando demos por ela eram quase 9 horas da noite e ainda não tínhamos regressado ao ponto inicial...   Havia, pois, que esquecer quaisquer veleidades de ainda aproveitar mais alguma “diversão” que pudesse surgir e tratar de seguir para o Parque de Merendas, onde os que não tinham feito a parte da tarde do Passeio nos aguardavam já ansiosos. 

  

  

      Fomos recebidos da melhor forma !!!    À nossa espera estavam já mais umas fêveras e entrecosto grelhados e prontinhos a comer !

      Mesmo sendo verdade que o almoço tinha sido bem farto e tinha terminado já tarde, a verdade é que já existia lugar para comer mais qualquer coisa...   As fêveras e o entrecosto vieram mesmo a calhar !  

      Havia igualmente ainda uma boa parte das tartes, do melão e das uvas e restava igualmente também café e até aguardente ( se bem que acho que ninguém bebeu aguardente à noite... ).  Quanto às restantes bebidas, com excepção do vinho Verde Tinto que tinha sido destinado especificamente para as sardinhas,  a escolha disponível era idêntica à do almoço.

  

  

     Estava terminado mais um Passeio do Clube Audio TT.

      A julgar pela boa disposição reinante e pelos comentários ouvidos, tinha sido mais um dia muito bem passado na companhia de amigos e a passear pelos diferentes trilhos.   As actividades programadas para a primeira parte do ano ( isto é, até às férias ) estavam terminadas.  Segue-se agora um período de inactividade em termos de Clube Audio TT, e retomaremos os nossos Passeios lá para o fim de Setembro ou início de Outubro.

      Até lá, aproveito para desejar a todos os que lerem esta “reportagem” umas óptimas férias.

 


Rui Martins

Clube Audio TT

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos