Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

23-Mar-2009

            Os Nossos Passeios ...

1º Passeio de 2009...

 

5º Passeio do CLUBE AUDIO TT

 Por “ Terras do Barroso ”

 

 

   Depois da paragem que acontece normalmente no final de cada ano e início do seguinte, já era tempo do Clube Audio TT retomar a sua actividade.

   O primeiro Passeio dos vários que pensamos fazer em 2009, foi marcado para o passado Sábado, dia 14 de Março.   

   A zona escolhida foi mais uma vez a que se estende desde próximo de Vieira do Minho até perto de Boticas, passando por Salto.  É o chamado Passeio por “Terras do Barroso”.

 

  

 

   Os reconhecimentos tiveram início logo no dia 8 de Fevereiro, mas acabaram por ter de ser interrompidos pelas más condições do tempo ( muito nevoeiro e alguma chuva, que dificultavam a necessária visibilidade para a preparação do Road-Book ) e mesmo por um pequeno incidente sem gravidade de carácter pessoal que mesmo assim aconselhou que fizesse uma visita rápida ao centro de saúde de Vieira do Minho.

 

  

 

   Valeu nessa altura o “gozo” que deu ver grandes áreas ainda completamente cobertas pelo denso manto branco que se tinha instalado já por 3 ou 4 vezes este ano naquela região.  O fascínio da neve continua presente e nós não lhe somos insensíveis !

 

   De qualquer modo, acabamos a escolha dos trilhos a utilizar e a preparação do respectivo percurso no dia 28 de Fevereiro, ainda perfeitamente a tempo.

 

  

 

   Contrariamente ao que pensava que viria a acontecer, o número de participantes no Passeio foi bastante elevado, com mais de 2 dezenas de jipes e perto de cinquenta pessoas, embora uma pequena parte delas só tenha participado durante a manhã e outros apenas durante a tarde.

 

  

  

   O percurso estava dividido em 2 partes, uma a ser efectuada durante a manhã e que fazia a ligação entre as Cerdeirinhas, Salto e Vilarinho Sêco e a outra a decorrer durante a tarde, levando-nos do restaurante “Casa do Pedro” até Ponte Pedrinha, com uma passagem pelo Castro de Carvalhelhos.

 

  

 

   O início teve lugar de acordo com o que estava planeado e rapidamente estávamos a percorrer trilhos da Serra da Cabreira.  O dia apresentava-se com bom tempo, ajudando a que se pudesse tirar partido das bonitas paisagens que por ali se podem encontrar.

   O percurso em si ia alternando pequenos troços em asfalto, com bocados de estradões mais ou menos em bom estado e ainda com troços de piso muito duro e irregular, fundamentalmente em pedra. Este tipo de piso obrigou a uma circulação lenta e cuidadosa, mas todos ultrapassaram as “dificuldades” que se foram apresentando sem problemas dignos de registo.

 

  

 

   O habitual “ Reforço da Manhã “ decorreu no Carvalhal do Esporão, próximo de Linharelhos, e contou com a “ementa” do costume:  Pão, queijo, Fiambre, sumos, água e café.  Para terminar e de acordo com o hábito que se foi instalando no último ano, houve ainda o “café especial”, nome que também damos ao Moscatel de Favaios. 

 

  

 

   Já com os estômagos mais aconchegados, lá seguimos em direcção a Vilarinho Sêco, passando pelas Minas da Borralha, Pomar de Raínha, Casas da Serra, Telhado e Alturas de Barroso.

   O trajecto continuava a misturar o mesmo tipo de pisos: Asfalto, estradões e piso duro e irregular em pedra.

 

  

 

   As paisagens foram-se alterando um pouco, deixando a Serra da Cabreira para trás e entrando mais na zona de planalto das Terras de Barroso.  Não foi contudo por se alterarem que passaram a ser menos interessantes !

Tivemos a oportunidade de passar em vários sítios verdadeiramente interessantes e bonitos !

 

  

 

   Cerca da 3 horas da tarde estávamos a chegar a Vilarinho Sêco já cheios de vontade de “atacar” o “cozido” que tinha sido preparado para nós.

 

  

 

   Ainda antes de entrar para o restaurante “ Casa do Pedro” há a registar a agradável surpresa de termos um Aston Martin estacionado ali à porta...   É claro que sendo eu um admirador incansável da marca, não perdi a oportunidade de estacionar um dos meus outros “amores”, os UMM’s, mesmo ao lado !...  ;-)

Os dois juntos pareciam mesmo “ A Bela e o Monstro “ !

 

  

 

   O almoço estava bom, como aliás é costume acontecer na “Casa do Pedro” !   O “segredo” está sem dúvida na qualidade dos produtos utilizados para a sua confecção, muitos deles produzidos directamente pelo próprio.

 

  

 

   As horas foram passando e era mais do que tempo de se avançar para a etapa da tarde.

   Tratava-se de uma etapa bastante curta, pouco mais de 16 Km’s, mas que prometia demorar um bocado mais do que a sua extensão deixaria antever...

 

  

 

   Ainda estávamos a começar e já tínhamos um descida razoavelmente trialeira, com zonas um bocado fechadas e outras um bocado apertadas, para ajudar a “acomodar” o “cozido “ que tínhamos acabado de comer há pouco tempo !

 

  

 

   O mote estava dado !

   Daí para a frente esperavam-nos mais duas zonas de piso duro e bastante apertadas, que obrigavam a cuidados redobrados para evitar dar formas diferentes às carroçarias dos jipes presentes.

 

   Para terminar, fizemos ainda uma paragem para uma visita rápida ao Castro de Carvalhelhos, antes de rumar a Ponte Pedrinha, onde terminou o Passeio e se acabou com o que tinha sobrado do “ Reforço da Manhã ”.

 

  

 

   Globalmente acho que o Passeio correu bastante bem e que todos tiveram a oportunidade de passar um dia bem passado.  Nós divertimo-nos bastante !

 

   Uma nota final para um pequeno grupo de pessoas que nos acompanharam pela primeira vez nestes nossos Passeios :    Parabéns para todos, uma vez que se integraram bastante bem no grupo de amigos que é o Clube Audio TT e porque demonstraram sem margens para dúvida que estão mais do que preparados para ultrapassar as “dificuldades” que habitualmente vão aparecendo ao longo dos nossos Passeios.

 

  

 

   O próximo Passeio já está em preparação...

   Dentro de algumas semanas haverá concerteza novidades...

  

Rui Martins

 

Clube Audio TT

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos