Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

03-Abr-2011

            Os Nossos Passeios ...

2º Passeio de 2011...

     

6º Passeio pela "Serra d'Arga"

 

2º Passeio do Clube Audio TT de 2011

  

      O Mês de Março foi o escolhido para voltarmos à Serra d'Arga, desta vez com a realização do nosso 6º Passeio nesta zona. No dia 26 juntamos a quase dezena e meia de viaturas e mais de 4 dezenas de participantes em Vilar de Mouros onde teve início este nosso 2º Passeio de 2011.

  

  

      O Passeio estava dividido em duas etapas com extensão semelhante, uma a realizar durante a manhã e a outra que se desenrolaria após o almoço.

  

  

      Num fim-de-semana em que se previa que o tempo viesse a estar bastante chuvoso, o Sábado, nas zonas por onde andamos, até não esteve assim tão mau…  A chuva acabou por só cair com alguma intensidade na parte final da manhã, quando já estávamos perto do restaurante, e durante o almoço.   Durante o resto do tempo houve alguns períodos em que chuviscou, mas durante pouco tempo e com pouca intensidade.

  

  

      Apesar disso, os caminhos apresentavam-se bastante molhados e com muitas zonas em que o Inverno deixou marcas bem visíveis, com muita pedra à vista e alguns regos e valas a exigir alguns cuidados e atenção.   Aliás um dos principais aspectos que caracterizaram este Passeio foi mesmo a dureza do piso que marcou presença numa parte bastante significativa do percurso.

  

  

      Outro aspecto a salientar é a beleza desta região, embora isso não fosse verdadeiramente uma novidade para nós que já por lá andamos a passear várias vezes.    Infelizmente algumas zonas foram duramente atingidas pelos incêndios dos anos anteriores ( principalmente no ano passado ) ficando assim com um aspecto menos agradável.

  

  

      A etapa da manhã começou da melhor maneira, uma vez que ainda se tinha percorrido poucos kms e já estávamos a atravessar o primeiro ribeiro a vau e logo de seguida um conjunto de 2 subidas um bocado exigentes pela inclinação e também pelo piso que não tinha uma aderência adequada, para além de ter ainda alguns regos e valas que dificultavam um pouco mais a progressão.

  

  

      Na prática acabou por não haver peripécias verdadeiramente dignas de registo, uma vez que todos conseguiram ultrapassar as dificuldades sem necessidade de ser rebocados, embora num ou noutro caso não tenha estado muito afastada essa necessidade…

  

  

      Mais ou menos a meio da manhã, fizemos o habitual “Reforço da Manhã”.   Os sumos e o pão com o queijo e o fiambre marcaram presença, bem assim como o café e até o “Favaios”.   Entretanto o Nuno, dado que tinha feito anos recentemente, resolveu presentear-nos com uma “Bôla de Carne" que desapareceu muito rapidamente, o que só abona a seu favor.

  

  

      Ainda antes do almoço, ainda percorremos mais uns trilhos bastante interessantes e atravessamos uma zona bastante estreita ( que obrigou a uma divisão temporária do grupo, uma vez que tal como estava previsto, as viaturas mais largas tiveram que seguir por um caminho alternativo ).   Foi igualmente a altura para se atravessar mais um ribeiro a vau e passar numa zona um pouco mais “trialeira”.

  

  

      Após poucos kms veio a maior travessia a vau do Passeio.   Devo dizer que estava um pouco apreensivo uma vez que nos dias anteriores tinha chovido bastante e temia que a água no ribeiro tivesse subido de modo a tornar arriscada a travessia.   Foi por isso com satisfação e algum alívio que verificamos que o nível da água se mantinha normal, permitindo que todas as viaturas atravessassem o rio sem problemas de nota.

  

  

      A fome começava a manifestar-se, mas também já estávamos próximo do restaurante Sonho Azul, em Fontão, perto de Lanheses.

      O almoço tinha como prato principal o famoso “Arroz de Sarrabulho”, tradicional desta região.   Sabendo que o “Sarrabulho” levanta algumas objecções a um grupo significativo de pessoas, houve o cuidado de lhes proporcionar uma alternativa.

  

  

      Eu gostei do almoço e pelos comentários que ouvi, não fui de modo nenhum o único a ter gostado !... ;-))    Este facto merece ainda mais ser realçado, uma vez que suponho que foi a primeira vez que marcamos a refeição num restaurante que não conhecíamos nem tínhamos tido a oportunidade de experimentar durante os reconhecimentos, pois quando lá chegamos já tínhamos almoçado e eram 4 horas da tarde.   Foi um pouco uma “aposta no escuro” mas que teve bons resultados.  Parabéns ao “Sonho Azul” e aos seus proprietários e empregados.

  

  

      A etapa da tarde era, talvez, menos exigente em termos de obstáculos, mas seria possivelmente um pouco mais demolidora para homens ( e mulheres de garra) e máquinas em termos de irregularidades e dureza do piso.   Foi também durante a tarde que percorremos trilhos com algumas zonas em que a vegetação tomou conta de uma boa parte deles, obrigando os jipes a afastá-la para poderem continuar a progredir pelos caminhos existentes, mas que começam a ficar tapados.

  

  

      Apesar das pequenas dificuldades que fomos encontrando ao longo do caminho, a verdade é que o percurso da tarde foi feito a um ritmo um pouco superior ao que esperávamos e foi possível chegar ao fim do Passeio ainda com luz do dia.

      Uma nota final de agradecimento para o Eduardo que mais uma vez preparou um Passeio muito interessante, numa zona que ele conhece bem.   Os elogios foram gerais e, na minha opinião, bem merecidos.

Rui Martins

Clube Áudio TT

 

 

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos