Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

19-Nov-2013

            Os Nossos Passeios ...

5º Passeio de 2013...

      

 

1º Passeio Audio TT  " Entre a Pousadela e as Fisgas de Ermelo "

 

As férias e o Verão já passaram e os fogos florestais que este ano mais uma vez fustigaram impiedosamente o país também.  Era tempo de realizar mais um dos nossos Passeios !

Desta feita, o convite veio do Pedro Silva e do Ruy Machado que nos quiseram levar para a zona do Alvão no 1º Passeio “Entre a Pousadela e as Fisgas de Ermelo” aproveitando o dia 9 de Novembro, um Sábado como é habitual.

  

  

  

  

O convite foi aceite por quase 5 dezenas de participantes que se distribuíram pelos 17 jipes presentes.

O Passeio estava dividido em duas partes, começando na Quinta da Pousadela, próximo de Vila Chão do Marão e de Olo, seguindo até às Fisgas de Ermelo e regressando, embora por um percurso diferente, novamente à Quinta da Pousadela onde se realizou o Jantar com os participantes.

  

  

  

  

De qualquer modo, e porque desta vez não estava previsto fazer o “Reforço da Manhã” no meio do monte e também porque o Passeio ia começar um pouquinho mais tarde, ainda antes de iniciar o percurso, foi tempo de se tomar o pequeno almoço, também ele servido na Pousadela.

Já estava anunciado que o trajecto previsto apostava mais na beleza das paisagens do que propriamente na dureza dos trilhos a percorrer…   Mesmo assim ainda foram percorridas algumas zonas a necessitar de cuidados adicionais para evitar “atascanços” ou mesmo danos nas viaturas.

  

  

  

  

Infelizmente o tempo não ajudou e a chuva, mas principalmente o nevoeiro que nos acompanhou durante grandes partes do percurso impediram que se pudesse tirar o partido esperado das paisagens, transformando tudo num manto branco acinzentado.  O (mau) tempo teve ainda outra consequência:  mesmo duas das alternativas mais radicais foram canceladas dado que as condições do piso e a visibilidade as tornavam demasiadamente perigosas.

  

  

  

  

É claro que também acabou por fazer com que zonas de dificuldade média ficassem um pouco mais complicadas !...

Apesar das condições de visibilidade limitada, foi bastante interessante andar a passear pelo monte e vê-lo nestas condições também tem o seu encanto !

  

  

  

  

Sem peripécias dignas de nota ( apesar de ter havido mesmo assim quem tenha sentido verdadeiras dificuldades para conseguir fazer as subidas mais acentuadas e em especial uma delas ), lá chegamos ao local previsto para a realização do Almoço.

  

  

  

  

Desta vez  fizemos um pic-nic e a paragem foi feita num Parque de Merendas já bem próximo das Fisgas de Ermelo.   A chuva ainda tentou estragar-nos o almoço, mas a instalação de dois toldos e a boa disposição dos participantes foi mais do que suficiente para frustrar essa tentativa.  Com toda a gente a colocar os petiscos que trazia à disposição de todos, o almoço foi agradável e foi ainda a altura certa para se cantar os parabéns a um dos participantes, havendo direito inclusivamente a bolo com as respectivas velas que a Ana levou e mesmo a espumante para o habitual brinde.

  

  

  

  

A parte da tarde começou com uma visita às Fisgas de Ermelo, necessariamente condicionada pelas condições atmosféricas que impediam que se tirasse verdadeiro proveito da beleza do local.

O percurso previsto para a tarde era menos exigente do que o da manhã, embora tivesse em contrapartida as zonas um pouco mais fechadas pela vegetação.

  

  

  

  

Porque nem sempre o que parece é, foi exactamente durante a tarde que aconteceu o “ponto alto” em termos de “atascanços” uma vez que o “amarelo” acabou por cair a uma vala e praticamente capotou…   Numa zona em ligeira curva e com uma lomba que dificultava a visibilidade sobre o terreno que se pisava, havia uma conduta de água feita com manilhas enterradas que acabava abruptamente para continuar numa vala destapada e foi mesmo aí que o UMM acabou por cair dado que o condutor não se apercebeu dessa mudança no piso do trilho.

  

  

  

  

O saldo da “aventura” acabou por ser positivo uma vez que nem a viatura sofreu danos que mereçam algum relevo nem os seus ocupantes sofreram qualquer tipo de arranhão !  Foi, contudo, necessário montar-se uma verdadeira acção de resgate, com muitas discussões e muita engenharia à mistura, para conseguir retirar o jipe da posição pouco ortodoxa em que se encontrava e ao mesmo tempo evitar provocar danos na viatura.

“Amarelo” novamente de pé nas suas 4 rodas e no trilho certo e é altura de seguir o resto do percurso até ao final do Passeio !...

  

  

  

  

Chegados novamente à Quinta da Pousadela, faz-se o balanço das últimas horas e vai-se pondo a conversa em dia enquanto se espera um pouco até que chegue a hora do jantar.  É também a altura de fazer as despedidas com aqueles ( poucos ) que acabaram por não poder ficar para o jantar por já não haver lugar para mais pessoas na altura em que se “inscreveram” para o Passeio.  Nota-se que é com pena que não jantam com o resto do grupo, mas infelizmente não é mesmo possível arranjar mais lugares…

O Jantar tinha na ementa umas entradas com “iscas de bacalhau”, “moelas” e pimentos, seguidas de “Rojões com Castanha Assada” e da sobremesa.   Penso que será consensual que a comida estava boa e a bebida melhor, a julgar pelo número de garrafas que foram sendo esvaziadas ao longo da noite.  Já agora, convém dizer que uma parte das pessoas ia ficar a dormir na Quinta da Pousadela para aproveitar e passar o Domingo também por aquela zona, pelo que não se punha a questão de ir para a estrada com um bocado de álcool a mais…

   

  

  

  

             O 5º Passeio de 2013 estava terminado e agora está na altura de preparar o 6º que irá decorrer em Dezembro e será o habitual Passeio e Jantar de Natal do Clube Áudio TT.   

Quanto à zona onde decorreu este 1º Passeio “Entre a Pousadela e as Fisgas de Ermelo”, ficou já decidido repetir a dose numa altura em que seja finalmente possível apreciar as tais paisagens que desta vez se esconderam no meio do manto branco de nevoeiro.

 

Rui Martins

Clube Audio TT

 

Conjunto adicional de Fottos :

 

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

Clube Audio TT   -   Nov. 2013

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos