Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

17-Jul-2014

            Os Nossos Passeios ...

4º Passeio de 2014...

      

 

18º Passeio pela Serra da Cabreira

4º Passeio do Clube Audio TT de 2014

 

Com o Verão e as férias a justificarem a habitual pausa nas actividades do Clube Audio TT, era necessário ainda antes realizar o tradicional passeio pela Serra da Cabreira.

No passado dia 12 de Julho lá se juntou mais uma vez uma parte dos membros deste grupo de amigos para passar mais um Sábado em alegre confraternização a percorrer trilhos variados no nosso 18º Passeio Audio TT “ Pela Serra da Cabreira ”.

   

  

  

Desta vez o grupo era mais pequeno do que o que tem sido habitual, o que foi agravado por algumas faltas de última hora motivadas por pequenos imprevistos, de ordem pessoal, profissional e mecânicos.   O resultado foi uma dezena de jipes e pouco mais de 2 dezenas de pessoas a participarem efectivamente no Passeio.

   

  

  

O trajecto planeado estava dividido em duas etapas, uma a percorrer durante a manhã e a outra a ser efectuada após o almoço.

O início estava marcado para Cabeceiras de Basto e daí seguia em direcção a Abadim, Moinhos de Rei, Torrinheiras, Campos de Maçãs e terminando no Parque de Merendas de Ribeiro Escuro onde se fez o Pic-Nic do almoço.

Com pouco mais de 3 dezenas de Km's, contava com trilhos variados, maioritariamente em terra e pedra, e com duas ou 3 zonas que se previa serem mais complicadas...

   

  

  

A primeira dificuldade foi logo encontrada entre Abadim e Moinhos de Rei, num trilho que se encontra de tal forma tapado com giestas que é uma verdadeira aventura descobrir por onde passa e evitar cair nas numerosas armadilhas que o ladeiam...   Depois deste primeiro desafio, que todos ultrapassaram com maior ou menor dificuldade, fez-se uma pequena paragem para recuperar o fôlego e baixar um pouco a adrenalina.

   

  

  

Pouco depois fez-se a paragem para o “Reforço da Manhã”, utilizando para isso o Parque de Merendas de Víbora.   Desta vez cada um trouxe a sua merenda, embora a tenha posto à disposição para ser partilhada…  O café e o Favaios deram uma pequena ajuda para a boa disposição geral... :-)

Mais uns km's e nova zona a exigir um cuidado acrescido, desta vez devido a tratar-se de um pequeno troço na zona de Touros bastante estreito e a ideia era tentar passar sem alterar as formas dos veículos...

   

  

  

Após uma passagem por uma zona menos nossa conhecida e que é muito interessante em termos paisagísticos, tempo para avaliar a pé uma pequena subida particularmente trialeira próximo de Torrinheiras...   O bom senso acabou por recomendar abdicar deste desafio que se revelava particularmente duro e com riscos reais de “capotanços” que não fazem parte das nossas actividades preferidas...

   

  

  

Mais um pouco e estamos chegados à que seria a última zona mais complicada antes de almoço mas também a que acabou por dar mais “trabalho”...   Estávamos então entre Lamas de Miro e Portela de São Bento  Para além de vários bocados com valas e regos a exigir uma escolha milimétrica dos sítios onde se colocam os pneus, tinha ainda uma zona com lama...   E foi exactamente aí que se deram os “atascanços”, com especial relevo para o caso do Defender que permitiu que se passasse uma boa meia hora a admirar os diferentes passos até ao seu resgate total.

   

  

  

O almoço, que se fez no Parque de Merendas de Ribeiro Escuro, começou já um pouco tardiamente devido às dificuldades da manhã...    Comida foi coisa que não faltou, uma vez que toda a gente levou comida para si e para oferecer aos outros !...  

Com boa comida e bebida à disposição e com uma vontade enorme de colocar a conversa em dia já passava das 5 horas da tarde quando se arrancou para a etapa da tarde, que nos levaria de regresso até Abadim.

   

  

  

Desta vez eram mais duas dezenas de km's por trilhos diversos, desde estradões até zonas mais duras, com bastante vegetação, muita pedra e regos e valas...

Depois de uma primeira parte em que fomos subindo, embora não pelo caminho mais curto e melhor, novamente até Campos de Maçãs, começamos a descer em direcção a Busteliberne, mas numa zona mais dura foi a vez do Discovery Verde “atascar”, ficando completamente preso nas pedras e sendo necessário dois outros jipes para o conseguir rebocar...  ;-)

  

  

    

Um pouco mais à frente, o caminho previsto passava por uma zona estreita, muito fechada com vegetação e com piso bastante duro, com muita pedra e valas significativas...   Dado o adiantado da hora e a pouca vontade de num dia de calor se andar novamente completamente perdido no meio de giestas que engolem completamente os jipes, a opinião geral foi no sentido de evitar este bocado e seguir por um outro trilho alternativo.

   

  

  

Daqui para a frente o percurso foi feito sem motivos especiais de nota, uma vez que os trilhos escolhidos não apresentaram razões suficientemente fortes para justificar "atascanços", embora ainda se encontrassem mais alguns troços bastante duros...

O final do Passeio foi feito em Abadim, com umas Pataniscas, Caldo Verde com Broa, restos do almoço e umas bebidas bem frescas, ao mesmo tempo que se podia apreciar o pôr-do-sol e o aparecimento da lua lá longe, no horizonte, no topo da Serra do Marão...

   

  

Como foi dito no início, agora é tempo de férias !...   Lá para o final de Setembro ou início de Outubro haverá mais novidades, com mais um dos nossos Passeios Todo-Terreno… :-)

 

 Rui Martins 

Clube Audio TT

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos